segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Gravidez


Gravidez com a Medicina Tradicional Chinesa e a Homeopatia

 O acompanhamento de gravidas esta a tornar-se uma pratica muito comum no consultório, desde a preparação para engravidar até ao pós parto a Medicina Tradicional Chinesa e a Homeopatia demonstram-se aliadas importantes.
Devo dizer que é muito satisfatório o desempenho da medicina chinesa e homeopatia durante a gravidez porque a maior parte dos problemas podem ser facilmente resolvidos, veja a seguir as situações mais comuns tratáveis pela Medicina Chinesa e Homeopatia:

. Sistema digestivo: obstipação, azia, ataques de fome, enjoos
. Regulação Alimentar e controlo  de peso
. Alivio de dor: costas, pescoço, pernas, ombros, ancas
. Retenção de agua nos membros inferiores e por vezes superiores
. Dificuldade do bebe em dar a volta
. Depressão
. Problemas inflamatórios como mastites

É importante referir que todas as praticas de acupunctura ou medicamentosas são perfeitamente seguras, desde que realizadas por um profissional de saude adequado.

Conselhos para a gravidez:

Comecemos pelos conselhos alimentares.

TOXOPLASMOSE

Ja todas ouvimos falar da toxoplasmose, Trata-se de doença infecciosa causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. Este protozoário é facilmente encontrado na natureza e pode causar infecção em grande número de mamíferos e pássaros no mundo todo.
A infecção nos humanos é assintomática em 80 a 90 % dos casos, isto é, não causa sintomas, e pode passar desapercebida naqueles pacientes cuja imunidade é normal. As defesas imunológicas da pessoa normal podem deixar este parasita “inerte” no corpo (sem causar dano algum) por tempo indeterminado.
Um período particularmente de risco para se adquirir a infecção é durante a vida intra-uterina, da gestante para o feto (transmissão vertical). O feto pode ter afetada a sua formação quando contaminado.

Como se adquire a doença?
 
Por ingestão de quistos presentes em dejetos de animais contaminados, particularmente gatos, que podem estar presentes em qualquer solo onde o animal transita.
Por ingestão de carne de animais infectados (carne crua ou mal-passada)


Para que fique claro deixo aqui a análise do exame de sangue e em seguida os alimentos a evitar:

1.
IgM negativo (não reagente) e IgG positivo (reagente): imune.
Não tem de se preocupar com alimentos que podem provocar a toxoplasmose ou com 
2.
IgM positivo (reagente) e IgG negativo (não reagente): infecção aguda 
você está com uma infecção, ou seja, você foi infectada ja gravida. Situação de urgência e necessita de ir ao obstetra.
3.
IgM e IgG positivos (reagente): indeterminado: não é possível saber há quanto tempo você entrou em contato com esse bicho pela primeira vez. Pode ser há pouco tempo, ou há muito tempo. Converse com seu obstetra sobre quais medidas devem ser tomadas.
4.
IgM e IgG negativos (não reagente): não imune.
Todas as precauções se aplicam, alimentares e de contacto com animais.


Lista alimentos a evitar

Legumes e frutas com casca mal lavados (na dúvida não comer fora de casa)
Peixe cru / Sushi
Carnes mal passadas
Queijos de pasta mole
Álcool
Mariscos
Ovo crú
Alimentos fumados
Carpaccio
Tártaro
Enchidos e charcutaria

LISTERIOSE

A listeriose é uma intoxicação alimentar causada pela ingestão de alimentos contaminados com a bactéria Listeria monocytogenes (L.monocytogenes).

Nas mulheres grávidas, a infecção pode resultar em partos prematuros, infecções grave no recém-nascido ou mesmo morte fetal. A Listeriose afecta principalmente mulheres grávidas, recém-nascidos e adultos com o sistema imunológico comprometido. Os adultos saudáveis e crianças são ocasionalmente infectados com L. monocytogenes, mas raramente ficam gravemente doentes. Os bebés podem nascer com listeriose caso as suas mães comam alimentos contaminados durante a gravidez.

Quais as causas da listeriose?

A bactéria Listeria monocytogenes é encontrada no solo e na água.
- Os vegetais podem ser contaminados a partir do solo ou a partir de estrume usado como fertilizante.
- Os animais podem carregar a bactéria e esta pode contaminar as carnes e lacticínios.
- Os alimentos processados (como queijos e carnes frias) podem ficar contaminados após o processamento.
- Leite não pasteurizado (cru) ou alimentos feitos com leite não pasteurizado podem ficar contaminados.

Quais são os sintomas da listeriose?

Os sintomas da listeriose incluem febre, dores musculares e, por vezes, náuseas ou diarreia. Se a infecção se espalhar para o sistema nervoso, sintomas como cefaleia, rigidez do pescoço, confusão, perda de equilíbrio ou convulsões podem ocorrer. No entanto, mulheres grávidas infectadas podem sentir-se apenas levemente adoentadas, com sintomas semelhantes aos da gripe.

Como pode prevenir-se a listeriose?

A listeriose pode ser prevenida praticando uma manipulação segura dos alimentos :

- Compre com segurança. Ponha a carne crua numa bolsa, e coloque as aves ou peixes separadamente dos demais alimentos. Vá para casa imediatamente depois de terminar as suas compras de modo a que possa armazenar todos os alimentos correctamente;
- Prepare os alimentos de forma segura. Lave as mãos antes e após o manuseio de alimentos. Lave-as também depois de ir à casa de banho ou trocar fraldas.
- Lave bem as frutas e legumes frescos com água corrente. Se possível, use duas placas de corte, uma para produtos frescos e outra para a carne crua, aves e frutos do mar. Também pode lavar as facas e tábuas de corte na máquina para desinfectá-los.
- Mantenha os alimentos de forma segura. Cozinhe, refrigere ou congele carnes, aves, ovos, peixe e alimentos prontos-a-comer dentro de 2 horas no máximo. Verifique se o seu frigorífico é de 4 ºC ou mais frio. No entanto, deve referir-se que a listeria pode crescer no frigorífico, por issolimpe todos os derramamentos, principalmente molhos de cachorros quentes, carne crua ou aves.
- Cozinhe os alimentos de forma segura. Use um termómetro de carne limpo para determinar se os alimentos estão a ser cozinhados a uma temperatura segura. O reaquecimento de sobras deve ser feito a pelo menos 75º C. Não coma hambúrgueres mal passados, e esteja ciente do risco de intoxicação alimentar derivado do peixe cru (incluindo sushi), mariscos e ostras.
- Sirva os alimentos de forma segura. Mantenha os alimentos cozinhados, quente e os alimentos frios, bem frios [4º C ou abaixo].
- Siga os rótulos nas embalagens dos alimentos. Os rótulos das embalagens alimentares fornecem informações sobre quando usar os alimentos e como armazená-los. Ler os rótulos dos alimentos e as instruções de segurança a segui-las irá reduzir as sua hipóteses de ficar doente com intoxicação alimentar.
- Quando em dúvida, é melhor deitar fora. Se não tem certeza se um alimento é seguro, não o coma. O reaquecimento de alimentos contaminados não os torna seguros. Não prove alimentos suspeitos. Podem cheirar e parecer bem, mas podem já não ser seguros para comer.


Cuidados alimentares a ter durante a gravidez

Além dos atras mencionados deve introduzir na alimentação leguminosas ( feijão, grão e lentilhas) 1 colher de sopa por dia, deve limitar a 2 doses semana peixes gordos ( salmão, truta, arenque e sardinha), não deve beber refrigerantes, cessar a ingestão de comida frita e açucares de uma mentira geral.

Cuidados físicos

Deve utilizar apenas algodão na roupa interior
Os soutiens não devem ter aros
A roupa não deve estar a apertada
A utilização de cinta é obrigatória

Cuidados de pele

Neste campo tem 2 soluções:

1. Se tiver aspecto de casca de laranja deve utilizar um anti-celulítico para grávidas (no meu consultório utilizo da marca guam que recomendo)

2. Se tiver a pele muito seca deve utilizar uma mistura de creme gordo com óleo de rosa mosqueta

A hidratação é fundamental tanto na pele como feita com a ingestão de água.


Duvidas não hesite em contactar
Via mail: clinicatamaracastelo@gmail.com
Via telefone: 916512632
Facebook: clinica tâmara castelo

Sem comentários:

Enviar um comentário