quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Cinderela e a perda de peso


A Cinderela e a Perda de peso

Todos o dias vejo pacientes no meu consultório que querem perder peso.
Na sua maioria mulheres que chegam ao consultório  a comer pouco e a comer mal.
 Por incrível que pareça são raros os pacientes que chegam e que comem desmesuradamente, são raros os pacientes que chegam com uma alimentação baseada em coisas que se dizem caloricas.
Pelo contrario chegam muitas vezes ja sem saber o que fazer porque ja tentaram tudo o que são dietas e ou é com a juda de comprimidos ou não conseguem perder nem uma grama.


É importante compreender que quando estamos a tentar perder peso nem todas as dietas são adequadas e nem todas fazem na realidade perder peso.

Todos os organismos são diferentes e têm diferentes vivências. O corpo está normalmente adaptado à nossa vida e aos nossos hábitos portanto como é que é possível definir-se uma dieta parecida ou igual para todos? 

Não é possível e por isso falham. 
E então os pacientes recorrem a perda de peso com auxilio de medicação para mexer no chamado metabolismo, utilizam medicação para perder a fome, utilizam medicação para acelarar o corpo, baixar a absorção de alimentos, obrigar o intestino a funcionar. E emagrecem. Ficam magros como que por magia. Sem esforço, sem custar nada, sem dano.

Ja viram a Cinderela?
Pois... Vem a meia noite e puff. Engordam tudo outra vez e espantam-se.

Educar o metabolismo com químicos tem duas soluções:

1. Ou criamos uma dependência de uma droga medicamentosa para sempre
2. Ou assim que a cessamos, como a cinderela, a realidade volta.
A realidade química do corpo volta. Aos poucos volta o metabolismo, a absorção e o intestino. Como se nada se tivesse passado voltam ao seu ritmo e como consequência o peso aumenta.

O trabalho que faço no consultório consiste exactamente nisto, em combater este fenómeno. 

É possível utilizar a alimentação para mexer em literalmente tudo no nosso corpo.
Com isto quero dizerque podemos acelarar o metabolismo, regular a absorção de alimentos e melhorar o funcionamento do intestino.

Para isto é necessária uma analise extensa do funcionamento único de cada um e recorrer a diferentes alimentos para melhorar todo o funcionamento do corpo e assim perder peso.

Defendo que a dieta deve ser absolutamente individual e única e este é o único modo de resultar de uma forma consistente e duradoura.

Sem comentários:

Enviar um comentário