terça-feira, 29 de outubro de 2013

Quistos do ovario


É uma das afecções mais frequentes encontradas em mulheres e das patologias em que a homeopatia e a medicina tradicional chinesa oferece melhores resultados.


Para começar deixo em seguida os tipos de quistos que podem existir:

1 - Quisto funcional, que pode ocorrer mensalmente e faz parte do processo normal da menstruação;

2 - Quisto folicular que, como o próprio nome indica, resulta de um folículo que não foi libertado e libertou o óvulo, não ocorrendo assim a ovulação. Este tipo de quisto está normalmente cheio de líquido e desaparece por si só numa questão de meses;

3 - Quisto do corpo lúteo, é do tipo funcional e aparece na altura da menstruação mas pode levar até 3 meses para desaparecer completamente (quando o folículo liberta o óvulo, este torna-se no corpo lúteo. Quando não há gravidez, o corpo lúteo desaparece mas por vezes pode encher-se de líquido ou sangue).

4 - Quisto hemorrágico, que também é do tipo funcional, pode ocorrer quando um vaso sanguíneo se rompe e começa a alimentar um quisto. Normalmente não é preciso cirurgia, mesmo quando se rompe.

5 - Quisto dermóide (ou teratoma), é um dos tumores benignos mais frequentes. É feito de matéria sebácea e cabelos.

6 - Quisto do endométrio é formado quando uma parte do tecido do endométrio sangra, desprende-se e cresce dentro do vário. O tratamento pode ser médico ou cirúrgico.

7 - Quistos patológicos são os encontrados na síndrome dos ovários policisticos ou aqueles associados a tumores. A síndrome dos ovários policisticos está associada com infertilidade, sangramento anormal, aumento na incidência de aborto espontâneo e complicações durante a gravidez. Síndrome dos ovários policisticos é muito comum, acredita-se ocorrer entre 4-7% das mulheres em idade reprodutiva.

Alguns dos quistos dependendo da localização e do tamanho podem degenerar em quistos patológicos e por isso deve se ter em atenção controlando medicamente recorrendo a ecografia para compreender a evolução do mesmo.

Em baixo deixo o quadro explicativo da Organização Mundial da Saude

Afecçõesfemininas
TPM
alívio completo dos sintomas, sem recorrência por 6 meses, em 92% dos casos
dor menstrual
melhora em 91% dos casos
cistite
moxa + shiatsu / tuina: eficácia em 88% dos casos após 1 a 2 meses de tratamento
obstrução da trompa
cura obtida em 81% dos casos
policisto no ovário
cura obtida em 94% dos casos
infertilidade
eficácia em 75% dos casos
menopausa
massagem + ventosa: eficácia em 77% dos casos


Sem comentários:

Enviar um comentário