quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Dores menstruais

Dores menstruais 

A primeira coisa a saber sobre este  tema é que a menstruação não deve doer. Não deve apresentar dor em nenhum dos momentos. A menstruação deve ser suave e leve com o menor número de sintomas possível por isso deve ter em atenção que o livre fluxo da menstruação, sem dor nem desconforto é o reflexo do bom funcionamento hormonal do nosso organismo e, portanto, quando não é assim deve ser levado em consideração como um factor negativo do funcionamento do corpo.

As dores menstruais são muito frequentes em doentes que tomam ou não um contraceptivo hormonal, e aparecem por diversos motivos:

1.Podem estar associadas à falta de oxigenação do tecido uterino, causando uma maior concentração de prostaglandinas e, portanto, um aumento da capacidade de contracção do útero. 
2. Podem estar associadas a estados de stress e problemas emocionais
3. Excesso de trabalho físico ou doença crónica 
4. Podem estar relacionadas com o pós parto
5. Podem estar associadas com doenças relacionadas com o sangue 

As queixas de dor que normalmente os meus pacientes apresentam são ligadas, no pior caso, a enxaquecas( que podem aparecer antes, durante ou depois da menstruação), depois dores de barriga e de rins.
Desequilíbrios  como estes podem ser rápida e facilmente resolvidos com recurso à Medicina Tradicional Chinesa e à Homeopatia

Devo dizer que a utilização sistemática de medicação durante o período menstrual deve ser evitada. E em vez de fazer uso de medicamentos para tratar o sintoma de dor, devemos tratar a causa para não existir mais a repetição da dor e para o corpo funcionar no seu estado normal.

Sem comentários:

Enviar um comentário